30.º aniversário do Grupo de Folclore de Ponta do Sol

Fundado a 2 de Agosto de 1981, com o objectivo de recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições do Concelho de Ponta do Sol, tem pautado o palmarés da sua existência em defesa da identidade cultural da sua Terra e da qualidade do seu Folclore.
Ao logo dos seus 30 anos, este Grupo tem funcionado como uma autêntica Escola de Folclore e de Vida, onde se promovem a formação musical, a dança e o canto para crianças, adolescentes, jovens e adultos, no âmbito da cultura tradicional e popular. Muitos foram os que, ao longo destas 3 décadas, passaram por este Grupo, actualmente constituído por 52 elementos.
Fruto do trabalho de recolha desenvolvido, rigor e forma como se apresenta foi reconhecido como membro efectivo da Federação de Folclore Português, em 1990.

No ano de 2006, foi homenageado com o Galardão da Cultura, pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, pelos serviços prestados em prol da Cultura.

Tem 2 CDs gravados, 4 DVDs; “Costumes e Tradições da Ponta do Sol”, “Tradição do Espírito Santo na Madeira”, “Exposições etnográficas ao Vivo” e “Viagem ao longo dos Séculos”.

Organizou 2 congressos de Folclore na Madeira (1994 e 2001), com a colaboração da Federação do Folclore Português e do Governo Regional; a VIII Exposição Nacional de Trajes ao Vivo, na Ponta do Sol e Funchal, integrada nas comemorações dos 500 anos da Vila Ponta do Sol (2001); e o espectáculo “Viagem ao Longo dos Séculos”, integrado no Município da Cultura da Ponta do Sol.

Anúncios

%d bloggers like this: