432.° Aniversário da Freguesia dos Canhas

Freguesia de CanhasNo passdo sábado assinalou-se o 432.° aniversário da Freguesia dos Canhas.

Este ano, devido aos estragos causados pelo temporal de 20 de Fevereiro em levadas e veredas, a Junta de Freguesia decidiu dar prioridade à reconstrução destas infra-estruturas, em detrimento das comemorações.

António Cruz adiantou que houve muitos prejuízos em levadas e em veredas e que houve muitas solicitações por parte da população para a recuperação destas infra-estruturas, pelo que a prioridade vai para esta área. «As pessoas estão a pedir-nos ajuda e nós temos de colaborar, porque é essencial manter a agricultura e temos de dar apoio para a reconstrução das levadas», afirmou.

O responsável não consegue contabilizar quantos pedidos de ajuda surgiram, mas adianta que foram muitos, pelo que a resposta vai sendo dada consoante os casos mais prioritários. O nosso interlocutor diz que o primeiro passo foi estabelecer as ligações da água de forma provisória, com recurso a tubos, para garantir o abastecimento de água de rega, para então só depois passar às obras definitivas de recuperação das levadas.
Segundo o autarca local, houve prejuízos «desde o mar até à serra»,sendo que «as entradas das ribeiras para as levadas ficaram todas danificadas».

Cinco mil euros em tubos
De acordo com António Cruz, a Junta de Freguesia dos Canhas já gastou «para cima de cinco mil euros» em tubos e outros materiais para a realização das referidas obras provisórias. «Comprámos dezenas de metros de tubaria para entubar as águas provisoriamente e agora há que fazer em definitivo», sustentou.
Não obstante os estragos sofridos, o responsável sublinha a colaboração que tem existido, quer entre a Junta e a Câmara (tendo em conta os apoios que recebe), quer entre a Junta e a população. Tal como refere António Cruz, a autarquia local vai colaborando com o material, enquanto que as pessoas ajudam com a mão-de-obra […]

Canhas

Freguesia de Canhas

O presidente da Junta de Freguesia dos Canhas afirma que gostava de ver recuperados os monumentos das “Bem Aventuranças”. António Cruz refere que para isso será necessária a colaboração de outras entidades e que já falou sobre o assunto com o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais e com o director regional de Florestas, que manifestaram interesse nesta questão. Contudo, tendo em conta que há outras prioridades, a Junta vai aguardar pelo momento em que tais obras possam avançar.

Segunda edição de livro em perspectiva para o ano
No próximo ano, prevê-se que o aniversário da Freguesia dos Canhas possa ser assinalado de forma mais festiva.
De acordo com o autarca local, está a ser preparada a segunda edição do livro “A Freguesia dos Canhas” , da autoria de Gabriel de Jesus Pita, um filho da terra. A primeira edição data de 2003 e retrata a história daquela localidade, mas, segundo o nosso interlocutor, o historiador continuou a fazer pesquisa e neste momento já dispõe de outros dados. Como tal, sustentou, «se o livro estiver pronto, deverá ser lançado no Dia da Freguesia e somos capazes de apostar um pouco mais nas comemorações».
Texto de Ricardo Caldeira
Fonte: JM 10/07/2010

Anúncios

%d bloggers like this: