Ponta do Sol quer renovar marginal

130309psol1O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Rui Marques, ambiciona fazer uma intervenção de fundo na zona marginal da vila da Ponta do Sol, dotando-a de uma nova imagem e procedendo a uma reestruturação do enrocamento na praia em frente.

Na intervenção que idealiza para a zona marginal, o autarca pretende evitar a curva muito fechada que há na saída para norte do lado nascente. Porém, eliminar esta curva acentuada iria necessariamente tocar na igreja lá existente. E isso a Câmara Municipal não quer, até porque se trata de património protegido. Rui Marques só vê uma solução.

Construir em túnel. Assim, Rui Marques imagina uma passagem subterrânea, que se iniciaria próximo do actual túnel que serve de estacionamento indo sair junto do jardim ou do clube pontassolense. Deste modo, a estrada que dá acesso à marginal passava a ter um único sentido e teria um passeio para peões. Por outro lado, toda a zona marginal seria objecto de remodelação e modernização, havendo, por exemplo, mudanças nos balneários que dão apoio à praia da Ponta do Sol. Apesar de considerar um «mal necessário», o edil entende que o enrocamento que protege a praia e a zona marginal está «muito próximo» à costa, pelo que seria «puxado» mais para fora. Para além disso, Rui Marques diz que a estrutura fecharia um pouco junto ao cais, porque quando o mar está de sul, na boca entre o cais e enrocamento, a água entra com toda a força, varrendo o calhau e levando-o para dentro do enrocamento. «Qualquer dia consigo ir do calhau ao enrocamento a pé», diz a brincar. Importa referir que ainda não há financiamento garantido para realizar esta obra. É um «sonho», como diz o presidente de câmara. fONTE: JM 13/03/09

Anúncios

%d bloggers like this: