Cantar os ‘Reis’ e povo juntos na vila da Ponta Sol

reispsol“A vila da Ponta do Sol encheu-se ontem à noite de inúmeros ‘reis’ e demais populares para celebrarem com pompa e alegria a tradição do ‘Cantar os Reis’, de forma encenada.

O certame já cartaz na localidade da zona Oeste tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, atraindo um número crescente de participantes de estas que são das mais genuínas tradições populares, não só entre as gentes do concelho, mas também junto dos muitos forasteiros, que desta feita literalmente ‘invadiram’ a baixa ponta-solense, tornando já exíguo o espaço envolvente ao Centro Cultural John dos Passos.

Com os grupos do município a marcar presença de ‘peso’, secundados por outros agrupamentos oriundos de outras localidades da Região, nomeadamente do Funchal e da Camacha, esta celebração teve uma vez mais o condão de proporcionar paralelamente um encontro intergeracional, juntando novos e velhos em ambiente de autêntica festa. Mas não só os cantares alusivos à efeméride, com as tradicionais quadras, ecoaram na noite de ontem. Também os sons das músicas populares compuseram o ‘enredo’ da noite, ao qual alguns dos presentes não resistiram mesmo em dar um pezinho de dança no meio da ‘multidão’.

A iniciativa que voltou a ter honras de transmissão televisiva acabou por ser um bom ‘aperitivo’ para mais uma noite intensamente vivida por muitos dos seus intervenientes, que ano após ano fazem questão em manter viva a tradição de madrugada fora ir ‘de porta em porta’ pelas casas dos familiares, amigos e conhecidos, cumprindo assim um ritual que à muito perdura na nossa tradição popular ainda alusiva à quadra da Festa”.
Fonte: DN 06/01/09

Um bem haja ao Diário de Notícias

Advertisements

%d bloggers like this: