Debate cultural e apresentação do livro de António Abreu Xavier

Emigração e Imigração estão a ser debatidos no “John dos Passos”, na ponta do sol

O Centro Cultural John dos Passos, na Ponta de Sol recebe hoje, pelo último dia, o seminário intitulado ‘Emigração e Imigração na História e Literatura’. Durante dois dias, as temáticas de emigração e imigração têm sido debatidas por várias figuras de diversas áreas do saber.

A sessão de abertura com conferência esteve ontem a cargo de Maria Beatriz da Rocha Trindade, que discorreu várias vertentes com ‘Diálogo Intercultural em Sociedades Diversas’. Ao DIÁRIO, ressalvou a importância da Educação nos jovens enquanto residentes num determinado país acolhedor e sublinhou o papel dos emigrantes portugueses numa determinada época onde contribuíram fortemente para o desenvolvimento do país.

“Antigamente, não se falava muito que o envio das remessas suplantava os apoios que nos eram dados pela União Europeia”, refere mostrando a importância do emigrante português.

Quanto mais perto o emigrante está da sua origem, o “regressado imaginado” conforme caracteriza, condiciona o envio das divisas. Os apegos desenvolvem naturalmente. “Quanto mais as pessoas se desligarem das suas origens mais facilmente irão investir num projecto fora do próprio país”, explica.

Para hoje, está reservado à problemática com a intervenção de várias entidades e emigrantes.

O encerramento dos trabalhos far-se-á com a apresentação do livro de António Abreu Xavier.
Fonte: DN 10/10/08

Advertisements

%d bloggers like this: