Praia da Ponta do Sol ficou sem Bandeira Azul

A Bandeira Azul da praia da Ponta do Sol, na Madeira, foi arriada devido à diminuição da qualidade da água balnear, confirmou ontem, à agência Lusa, o director Regional do Ambiente, João Correia.

Por duas vezes, as análises da água apresentaram “resultados apenas aceitáveis” e a “Comissão de Acompanhamento e Vigilância do Programa Bandeira Azul 2008 decidiu arriar a bandeira na Ponta do Sol”, explicou este responsável.

O director manifestou a sua “preocupação pela situação” que se verifica, mas as autoridades ainda não conseguiram detectar uma causa evidente. “A ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) está a funcionar”, pelo que a poluição só poderá ser causada pela “dinâmica das águas”, mas aquela baía não costuma apresentar uma grande agitação, salientou. “Em todo o caso, é uma situação que terá de ser bastante bem acompanhada pela Câmara Municipal da Ponta do Sol”, já que uma terceira análise negativa poderá obrigar a que a Bandeira seja “arriada de vez e apenas daqui a dois anos” será possível concorrer novamente ao galardão, alertou. A agência Lusa tentou, por várias vezes, contactar o presidente da Câmara da Ponta do Sol, Rui Marques, mas sem sucesso.

Além da praia da Ponta do Sol, também a Praia Formosa, no Funchal, tem a sua bandeira arriada, depois de se ter registado um derrame poluente de um bar, situação que já foi sanada e deverá permitir em breve a recolocação do galardão.

DN 13/08/08

Anúncios

%d bloggers like this: