Venezuela na tela e nas palavras

Exposição «Venezuela…donde renacen los sueños»

Para comemorar os 198 anos do primeiro passo para a Independência da República Bolivariana da Venezuela, Cármen Guerrero e Sara Patrícia de Freitas Alves decidiram pôr “mãos à obra”. As duas artistas plásticas vão apresentar hoje no Centro John dos passos uma exposição que inclui pinturas e poemas.

O Centro Cultural John dos Passos inaugura hoje, pelas 16h00, uma exposição de poesia, intitulada «Venezuela…donde renacen los sueños», que será acompanhada por uma mostra de pintura, inspirada nas paisagens naturais daquele país. Da autoria das pintoras Cármen Guerrero e Sara Patrícia de Freitas Alves, estas duas exposições estão inseridas nas comemorações do 198º Aniversário do primeiro passo para a Independência da República Bolivariana da Venezuela e contam com o apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura, em parceria com o Consulado da Venezuela, através da Biblioteca de Culturas Estrangeiras da Direcção Regional dos Assuntos Culturais.

Sobre as artistas, Sara Patrícia de Freitas Alves frequentou um curso de Desenho e Pintura na Escola de artes de Caracas – Venezuela, e já em Portugal estudou na Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design nas Caldas da Rainha. Participou em várias exposições, nomeadamente em 1998, 1990 e em 1992 na Colectiva de Pintura “Salon de Espectaculos – club Hermandad Gallega de Venezuela” em Caracas; e em 1999, na Colectiva de Pintura e Escultura – Galeira de Arte Inquisição – II Salão de Primavera da Madeira no Museu de Electricidade no Funchal. Em 2005 apresentou uma exposição individual no Hotel Pestana Caino Park no Funchal.

Carmen Guerrero, por sua vez, é natural do Funchal, tendo todavia crescido na Venezuela. Aos 8 anos participou com um desenho no Jornal ” Voz de Portugal” e em 1971 foi premiada com o 1º lugar do melhor desenho no Colégio Luso-Venezuelano em Caracas. Frequentou ainda o curso “Desenho Artístico” na Academia Estúdios Sancho, Venezuela e o Curso de “Artes Plásticas e Design ” no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Como poetisa, colaborou no Jornal “Eco do Funchal”, participou como declamadora de Poesia na Casa da América Latina em várias sessões.
JM 22/04/08

Anúncios

%d bloggers like this: