João Pedro Pais e “Xutos” tocam na Ponta do Sol

joaopedropais.jpgO primeiro artista actua em Setembro nas festas do concelho. A banda tocará cá em 2009

João Pedro Pais, no dia 6 de Setembro, nas Festas do Concelho da Ponta do Sol, e Xutos e Pontapés nas comemorações, em 2009. Rui Marques, presidente da Câmara Municipal, não fez por menos. De uma assentada só resolveu garantir as bandas cabeças-de-cartaz para actuarem, respectivamente, nas celebrações dos 507 e 508 anos. Se, no primeiro caso, não existe qualquer surpresa quanto à programação do evento, já não se poderá dizer o mesmo relativamente à realização do evento do próximo ano.

Ainda assim, a surpresa da antecipação é explicada ao DIÁRIO pelo autarca. “Queremos preparar da melhor forma as comemorações, sem preocupações, naturalmente conseguindo ter entre nós uma das melhores bandas portuguesas. Vai daí, optámos por reservar a esta distância com os Xutos e Pontapés”.

Artista promove a Ponta do Sol

Quanto a João Pedro Pais, a opinião do presidente é a de que o artista “ajudará a promover o município pela qualidade que possui”.

E adiantou: “E segundo sei, neste momento não tem agendado qualquer espectáculo para a Madeira, a não ser este”. Um pormenor importante que poderá fazer toda a diferença em termos de assistência.

O autarca espera, por isso, grande adesão ao espectáculo, onde certamente ouvir-se-ão canções do último álbum, ‘Lado a Lado’, gravado em conjunto com Mafalda Veiga.

O disco inclui canções como “Mais que uma vez”, “Ninguém é de Ninguém”, bem como outros temas.

Festas arrancam em Setembro

O programa das comemorações arranca no início de Setembro e não fugirá muito do figurino da edição anterior.

Pela importância e pela promoção do concelho no exterior, destaque especial para a realização da XVIII edição do Festival de Folclore, um evento que habitualmente leva alguns milhares de populares a este tradicional certame que já leva 17 anos.

A efeméride é assinalada, igualmente, com algumas iniciativas de âmbito desportivo e cultural.

Músicos de renome nacional

João Pedro Pais, o artista confirmado para actuar em Setembro na Ponta do Sol, começou a sua carreira em 1997 com o álbum ‘Segredos’. Em 1999, gravou ‘Outra Vez’ e atingiu o disco de platina ‘Falar Por Sinais’, dois anos mais tarde, atingiu quase a dupla platina (70 mil unidades vendidas). Em 2004, o quarto álbum do cantor, ‘Tudo Bem’, foi mais um sucesso de vendas e confirmou-o definitivamente como um dos mais bem sucedidos novos músicos portugueses. Antes, em 2003, fez a 1ª parte da Tournée Ibérica de Bryan Adams, com espectáculos em Barcelona, Madrid, depois Lisboa, Porto e Guimarães, e a minidigressão correu tão bem que, em 2005, Bryan Adams voltou a convidar o músico para fazer a primeira parte dos seus três concertos em Portugal.

foto_top.gifJá os Xutos e Pontapés, a banda cabeça-de-cartaz das Festas do Concelho da Ponta do Sol em 2009, é considerada como a maior banda de rock português. “Com uma carreira com quase 30 anos, os Xutos e Pontapés apresentam-se, na cena musical portuguesa, como um verdadeiro fenómeno de resistência”, refere o portal Cotonete. “Num meio onde o sucesso, muitas vezes, é fugaz, os ‘Xutos’ souberam renovar-se ao longo dos anos, mantendo, no entanto, a mesma atitude combativa e entusiasta do primeiro dia, tendo alargado substancialmente o número de fãs. Cruzaram gerações, conquistando, com a sua música, “pais e filhos”. E tudo começou em 1978, ano em que se deu o primeiro ensaio da banda, depois da entrada de Zé Pedro (guitarra) e Zé Leonel (voz), que se juntaram, através de anúncios em jornais, a Kalu (bateria) e Tim (baixo).

DN 19/03/08

Advertisements

%d bloggers like this: