Ponta do Sol

01_psol.jpgGaspar Frutuoso diz “… Ponta do Sol se chama assi por ter uma ponta ao Occidente da villa que tem o parecer … aonde tambem dá o sol primeiro que na villa quando nace.”

Esta localidade da Ilha da Madeira, começa a ser arroteada por volta do ano de 1440 e com a introdução da cana sacarina tornou-se num dos principais centros produtores de açúcar da Ilha da Madeira.

Diversos povoadores nacionais e estrangeiros fixaram-se nesta localidade de terras férteis. Entre os vários colonizadores que se fixaram na Ponta do Sol destacam-se os seguintes nomes: Rodrigues Anes, o Coxo, um dos principais povoadores da vila da Ponta do Sol, Rui Pires de Canha, que deu o nome a freguesia dos Canhas, Henrique Alemão, o suposto rei da Polónia, que se instalou na Madalena do Mar e o opulento mercador flamengo João Esmeraldo possuidor da Lombada da Ponta do Sol, que na época destacou-se na produção da cana-de-açúcar.

Face ao grande desenvolvimento económico e social, que a Ponta do Sol é elevada a categoria de Vila, a 2 de Dezembro de 1501, por despacho do rei D. Manuel I.

Anúncios

%d bloggers like this: