Folclore COM Alma – XVII Festival Nacional e X Internacional

folcloregrupo.jpgfolcloregrupo.jpgO XVII Festival Nacional de Folclore e X Internacional – Ponta do Sol 2007, integrado na Abertura das Festas do Concelho, que se realizou no passado Domingo, 2 de Setembro às 21 horas, contou com a presença de 4 grupos internacionais, 3 nacionais e o grupo anfitrião. Foram eles: o Grupo de Danças e Cantares de Perre – Minho, que esteve na Madeira a convite do Grupo da Casa do Povo do Curral das Freiras; Grupos de Santa Marta de Portuzelo, Holanda e Alemanha, que estiveram na Madeira a convite do Grupo de folclore da Boa Nova e os grupos convidados pelo Grupo de Ponta do Sol; Rio Grande do Sul – Província do Quero-Quero – Brasil e o Grupo Folclórico de Faro/Algarve.


0 Tema do Festival foi o Bordado Madeira, pelo que toda a decoração do palco foi o bordado, para além dos milhares de flores que decoraram o mesmo. Centenas de pessoas assistiram entusiasticamente na Avenida da Ponta do Sol a um espectáculo repleto de muita beleza, muita diversidade de trajes, canções e danças, factor de grande imponência e dignificação da identidade cultural do povo dos diferentes países presentes. 0 Espectáculo terminou com um momento pirotécnico de excelente qualidade, colorindo o céu e o mar da Baía da Ponta do Sol de forma admirável.

Ao longo dos 17 anos de existência do Festival de Folclore de Ponta do Sol, cerca de uma centena de Grupos de folclore do Continente Português, Ilhas dos Açores, Europa e ainda, Brasil e Venezuela estiveram nos palcos da Ponta do Sol, percorreram a Ilha da Madeira e presentearam o povo Madeirense e turistas, com a riqueza do seus trajes, danças, canções enfim, com a sua tradição e sua alegria.

Com a vinda destes grupos e destes intercâmbios, com a boa imagem da nossa Ilha que tem sido transmitida a rodos os componentes destes grupos (hospitalidade, alimentação, passeios, etc), muitos têm sido os visitantes, desde familiares, amigos e conhecidos destes elementos, que têm vindo à nossa Ilha em férias. Ao longo das últimas décadas, o folclore tem sido um veículo de divulgação da Ponta do Sol e da nossa Ilha, da nossa tradição, identidade, do nosso povo. Têm de continuar as parcerias que nos últimos anos têm existido com os diferentes Grupos de Folclore (com qualidade) da Madeira, mas temos de melhorar ainda mais; com o envolvimento das Câmaras Municipais e do Governo Regional, nomeadamente Direcção Regional dos Assuntos Culturais e Secretaria Regional de Turismo (animação e promoção do turismos), de modo a que se possa concentrar e agendar melhor os eventos, conferindo ainda mais qualidade dos mesmos.

0 Presidente do Grupo Folclore Ponta do Sol, António Vale

Advertisements

%d bloggers like this: