BORGES, Artur (1893-1983)

Nasceu na Lombada dos Esmeraldos, na freguesia da Ponta do Sol, Concelho da Ponta do Sol, a 19 de Janeiro de 1893. Filho de António Joaquim Borges e de D. Joana da Costa Borges, Casou com sua prima D. Adelaide de Sousa Drummonde Borges, de quem teve 4 filhos: Eng.º Nicolau António de Sousa Drummond Borges, casado com D. Maria Adelaide Vieira da Luz; António Artur de Sousa Drummond Borges casado com Maria Madalena Sousa Afonseca Teixeira Drummond Borges; Dr. Artur Alberto de Sousa Drummond Borges, casado com D. Gilda Maria Silva Carvalho Drummond Borges; e Sancho Artur de Sousa Drummond Borges, casado com D. Maria Clara Cabral D. Borges.

Foi chefe da Secção de Processos da Secretaria Judicial da Comarca da Ponta do Sol, tendo desempenhado as funções de escrivão de direito na comarca da Ribeira Brava em 1922, na comarca de Santa Cruz de 1923 a 1926 e, por último, na da Ponta do Sol desde 1926.

Desempenhou as seguintes funções: administrador do Concelho da Calheta de 1939 a 1941, comandante do Núcleo de delegado conselheiro em Ponta do Sol da Legião Portuguesa, subdelegado regional na Ponta do Sol da Mocidade Portuguesa e comandante de Lança desde 1938.

Foi alferes de Infantaria desde 1921 a 1937, data em que passou à reserva. Recebeu ainda várias condecorações pelos serviços que prestou.

Faleceu no Funchal a 3 de Fevereiro de 1983.

Fonte: CLODE, Luiz Peter, Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses. Sécs. XIX-XX e Elucidário Madeirense, Vol. I.

Anúncios

%d bloggers like this: