VARELA, Virgílio (1897-1959)

Virg�lio VarelaFilho de Manuel José Varela, professor do Ensino Normal e de D. Antónia da Encarnação Varela. Nasceu no sítio do Lombo das Terças, concelho da Ponta do Sol, a 12 de Novembro de 1897.

Casou com D. Henriqueta Cândida Vieira da Luz, de quem teve 6 filhos: D. Maria Antónia Varela, professora da Ponta do Sol; D. Maria Teresa Varela; Virgílio C. Vieira da Luz Varela; Manuel José Vieira da Luz Varela; D. Maria Henriqueta Vieira da Luz Varela e António Virgílio Vieira da Luz Varela.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, desempenhou as funções de chefe da Secção Central da Secretaria Judicial e foi presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol de 1932 a 1944 e desde 1945 a 1959. Foi presidente da Comissão Concelhia de Assistência.

No exercício do cargo da edilidade da Ponta do Sol executou algumas obras de grande relevância para o concelho: Construção do Edifício do Tribunal Judicial, Construção das Casas dos Magistrados, Electrificação da Vila, Criação de Escolas de Instrução Primária, Construção de Fontenários, Estradas, etc.

Faleceu no Funchal a 18 de Março de 1959, com 62 anos de idade, tendo sido sepultado no cemitério de Nossa Senhora das Angústias, em São Martinho.

Anúncios

%d bloggers like this: