Ponta do Sol – Viagem ao Longo dos Séculos

p_sol.jpgNo dia 19 de Maio decorre no centro da vila da Ponta do Sol o evento “Viagem ao Longo dos Séculos” que engloba Dança, teatro, música e moda do Grupo de Folclore da Ponta do Sol, é o primeiro evento do género promovido pelo grupo de folclore, que está integrado no programa do “Município da Cultura de 2007” e conta com o apoio de várias instituições públicas, tais como, Câmara Municipal, Direcção Regional dos Assuntos Culturais e Junta de Freguesia.

O espetáculo reune cerca de uma centena de artistas, entre actores, figurantes, bailarinos e modelos vão re-tratar a realidade madeirense, desde o século XV ao presente, sem esquecer uma viagem imaginária ao futuro, avançou António do Vale, responsável pela iniciativa. Vestuário e música da época para além de efeitos especiais estão encomendados para o evento, a projectar em ecrãs gigantes para o público melhor acompanhar no local.

O espectáculo, com textos de Margarida Relva, Zé Abreu, Eduardo Luís, está dividido em várias componentes e por épocas. A direcção artística é de Zé Abreu. No teatro, os alunos do Conservatório prepararam uma encenação de 15 minutos sobre o descobrimento e povoamento da ilha da Madeira.

Os alunos do núcleo de teatro da Escola Básica apresentam-se com a adaptação do romance histórico “Choça ao Solar”, do Padre João Caetano, retratar o século XVII.

As vivências do século XIX e princípios de XX são “pintadas” pelo Grupo de Folclore da Ponta do Sol, que traz, entre outras coisas, a apanha da cana de açúcar.

A nível da dança, os alunos do Conservatório prepararam um leque abrangente. Desde as danças africanas dos escravos, à valsa do século XVIII e XIX, passam também pelas dos anos 40 – 60, antes de terminar na actualidade.

Fonte – DN de 13 de Maio de 2007

 

Anúncios

%d bloggers like this: