João Esmeraldo

 Lombada da Ponta do Sol

Entre os forasteiros de origem nobre que os azares da fortuna trouxeram a esta ilha nos tempos da colonização, destaca-se o fidalgo flamengo João de Esmenaut, cujo nome foi aportuguesado em João de Esmeraldo e que parece ter aportado ao Funchal pelos anos de 1480. Justificou a sua nobre ascendência, e por carta régia de 13 de Agosto de 1511, lhe mandou D. Manuel guardar os privilégios de fidalgo, visto que o era na Picardia, terra da sua naturalidade. Mais tarde, por alvará de 16 de Maio de 1520, que vem transcrito no nobiliário de H. Henriques de Noronha, foi-lhe concedido brasão de armas e foi feito fidalgo da casa real, honraria que Carlos 5.° de Espanha lhe tinha já anteriormente conferido. Este brasão compreende, além das armas próprias dos Esmenauts, as armas de Piennes, de Hallwin e Nedenchel, famílias aliadas à primeira e das mais ilustres do norte da França.

João Esmeraldo teve muitas terras de sesmaria nesta ilha e, por escritura de 28 de Janeiro de 1498, comprou ou aforou a Rui Gonçalves da Câmara, filho de João Gonçalves Zarco, a grande propriedade chamada Lombada da Ponta do Sol, que depois teve o nome de Lombada dos Esmeraldos e da qual nos ocuparemos em artigo especial. Ali instituíu o morgado de Santo Espírito que, por escritura de 12 de Junho de 1522, com o consentimento de sua segunda mulher Agueda de Abreu e do filho do primeiro matrimónio» João Esmeraldo e do filho do segundo matrimónio, Cristóvão Esmeraldo, dividiu em dois morgadios denominadas do Santo Espírito e do Vale da Bica, cabendo, por sortes, o primeiro a Cristóvão e o segundo a João Esmeraldo o que tudo foi confirmado por P. João III, por alvará régio de 13 de Novembro daquele ano. Apesar da sua extensão e de nela haver 80 escravos, achamos excessiva a produção de vinte mil arrobas numa só propriedade, sobretudo numa época em que uma parte considerável das terras estava por cultivar e o seu difícil arroteamento se fazia com muita lentidão, devido principalmente ao relevo e acidentado dos terrenos, sendo também para advertir que João Esmeraldo era flamengo ou francês, e não genovês como afirma Frutuoso.

Embora consideremos um tanto hiperbólicas as palavras do cronista, não podemos deixar de acreditar na riqueza e prosperidade da Lombada, se atendermos à importância que ela ainda hoje tem, à grande casa de habitação e formosa igreja que ali construiu Esmeraldo e às muitas referências que temos encontrado a esta propriedade, que era considerada como o mais importante morgadio da opulenta casa Carvalhal.

A igreja foi sagrada em 1508 pelo bispo D. João Lobo e ali se sepultou o seu fundador que morreu a 19 de Junho de 1536.

João Esmeraldo foi o primeiro que nesta ilha usou este apelido e o brasão de armas que lhe foi concedido e aos seus descendentes é assim descrito por Noronha: «O campo esquartelado: o primeiro de prata, com uma banda preta; o segundo de azul, com uma faxa de ouro camélia; o terceiro de prata, com um leão preto, e por cima delle um filete vermelho com banda, e de redor delle bilhetas pretas; o quarto de azul e uma banda preta fimbrada de vermelho; elmo de prata aberto, guarnecido de ouro, paquife de ouro e de azul e por timbre um leão preto». Esta descrição difere algum tanto da que se encontra no volume 3.° do dicionário Portugal, a pág. 184.

Fonte, Elucidário Madeirense, vol. I (A-E), p. 393.

Advertisements

9 Respostas to “João Esmeraldo”

  1. ricardo Says:

    não diz onde joão esmeraldo morreu e respectiva data

  2. Roberto Faria Says:

    Segundo F. A. da Silva, João Esmeraldo faleceu a 19 de Junho de 1536. Data consta no texto, o local não existe dados concretos, mas é provável que tenha sido na Lombada dos Esmeraldos.

  3. João soares Says:

    João Esmeraldo (Jean Esmenaut) era flamengo? Ou natural da Picardia?

  4. Joana Mendes Says:

    a data de nascimento de joao esmeraldo?

  5. Fernando Says:

    Meu tio sempre comentou sobre nossa familia e sua origem sou um dos descendentes dele meu tio sempre disse que nossa origem da familia vem de flandres na belgica eu vi o brasão dos esmeraldos no site geneall.net e ate que tem alguma semelhança com o brasão de armas de flandres na belgica então pelo que sei acredito que realmente ele seria de origem flamenga assim como disse meu tio.

    • Elmira Says:

      e993. There are so many eye-catching LV handbags available at this site. The LV Alma bag I have bought is definitely a conestfficie-t deal! Keep more coming!

  6. TALIO Says:

    Existe uma suspeita de que Cristõvão Colombo,o descobridor das Américas, era filho bastardo de João Esmeraldo, dado que, sempre que passava pela Ilha da Madeira, o famoso navegador se hospedava na Quinta dos Esmeraldos.

  7. vender ouro usado Says:

    If you are going for finest contents like I do, just visit this web page everyday because it presents
    quality contents, thanks

  8. Leonel Esmeraldo de Sousa Says:

    Eu sou dessendete dessa família.
    Meu nome é Leonel Esmeraldo de Sousa.
    Nasci na ilha da madeira no Funchal.
    se alguém tiver alguma informação sobre meus antepassados fico grato se me mandarem alguma informação.

    meu email para contato.

    leonellion45@terra.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: