Santo André Avelino

Santo André Avelino, santo bem querido, de um modo especial, na paróquia do Carvalhal, freguesia dos Canhas, Concelho da Ponta do Sol.

Santo André Avelino, que é invocado pela Igreja como santo protector contra a morte repentina, sendo também o protector da Terceira Idade.

A devoção da população daquela zona àquele santo já é antiga tendo-lhe sido erguida uma pequena capela e que viria a ser demolida em 1961, aquando da construção da nova igreja do Carvalhal, dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Aquela capela foi mandada construir por Nuno Freitas Silva no ano de 1774.

No livro “A Freguesia dos Canhas” o historiador madeirense Gabriel de Jesus Pita refere-se àquela capela salientando que aquela era uma casa de oraçãao que “ainda hoje está bem guardada no coração de muitos filhos desta paróquia. Respeitamos o espírito magoado e saudosista de todos quantos o mantêm; por um lado o facto de ter sido desfeita uma obra original de gratas recordações”.

Um santo com muitos devotos

Lancelloto Avelino nasceu em Castronuovo, Itália, em 1521. Recebeu de sua mãe a formação para uma vida santa. Enquanto aprendia religião e ciências humanas, ao mesmo tempo ensinava aos menos favorecidos. Foi um rapaz belíssimo fisicamente e espiritualmente. Ordenou-se sacerdote e doutorou-se em direito civil e eclesiástico.

Em Nápoles ingressou na ordem teatina com o nome de André. Aos três votos religiosos uniu mais outros dois: Renunciar a própria vontade e progredir cada vez mais na perfeição evangélica. Conviveu com grandes santos: João Marinoni, Paulo Burali e Carlos Borromeu que o convidaram para auxiliar na reforma da diocese.

Destacou-se como formador. Deus concedeu-lhe vida longa durante a qual enriqueceu de bondade e obras santas a vida da Igreja e dos irmãos. Morreu quando iniciava a celebração eucarística na manhã do dia 10 de Novembro de 1608. Em 1712 foi canonizado pelo Papa Clemente X. Em 10 de Novembro de 2007 abrir-se-á o Ano Jubilar que celebrará os 400 anos da sua morte.